sábado, dezembro 21

REVESTE-ME DE NOVOS DESAFIOS!



 
Meus amores, graciosa vida!  
Aqui a  história é feita por aqueles que não desistiram, fiquei ausente, revestindo-me de serenidade, me retornando renovada, aqui os encontrei numa relação de reciprocidade a daquela  anterior.    Descobri tesouros bons revelados, felizes e corretamente transformadores  em cada coração batente !   
 
Para falarmos um pouco sobre a amizade,  se faz necessário percorrer histórias e a nossa embora de poucos anos constitui valores soberanos de respeito e carinho.  Sou grata por este recomeçar diário, mais que gostoso.  Acredito que nesse  momento me   legitimei amiga. Percebo que minha lealdade através desses anos aqui, contato com todos vocês, em nos doar foi marcante e recíproca, criamos vínculos que  até então,  não era tão frequente. 

 O mais importante neste convívio é respeitá-los e se fazer respeitar.  Aqui podemos partilhar experências, trocar conhecimentos, permitir sem pessimismo mostrar a nossa cara e alma.  Sem temer, tomarmos posição concreta de acontecimentos cotidiano com elegância. Sermos verdadeiros, falar  e ouvir o outro em silencio. Pois quando lemos estamos conversando com alguém de uma meneira prazeroza  e desafiadora.  Nos posicionando  e buscando formas mais acertivas de resgatar aquela *pessoa forte* que sabe se transpor e  acrescentar o seu melhor ao mundo.

  -   Neste momento importante, o principal é dar valiosos exemplos, vivemos num mundo carente de afeto, de ensinamentos dentro das relações sociais.  Estruturas exploradas e com necessidade de renascimento. Atualmente o processo de individualização é gritante e triste,   crenças  e valores são jogados ao lixo dando lugar a atitudes com preconceitos  sem limites.  Onde  ficam os verdadeiros ensinamentos de clareza de todos nós  ser humano??!! Valores que tanto aprendemos  a prezar  como honestidade, autoconfiança e empatia.  Onde esconderam a grandeza, onde guardaram a buscaria da troca, do diálogo    daquele falar e escutar com fala mansa ???!!!  Há a necessidade de  acordarmos,  compreendermos a tamanha grandeza dos picos essenciais de boa educação, de polidez e elegância humana.
 
Precisamos resgatar a polidez... a delicadeza, a elegância desenvolvido pelas  emoções do ato de Educar-se com criatividade, responsabilidade e muito mais. Todos nós merecemos esta flor serenamente considerada de boas maneiras. 
 
 Meus amores, hoje desejo compartilhar com todos o texto abaixo. Sua consistência nos traz uma lição de autoestima fundamental. Apresenta-nos uma firmeza com coerência e amor. Uma luz  sublimada para nossos futuros passos.  Afinal descobrir-nos é uma Arte diária.  Boa reflexão.  Amo vocês!
 

 
 
Roswyta
esrogbribeiro@hotmail.com
Ribeirão Preto, verão 2013 
 

                                                      
 
 
 
Apaixone-se

Sempre que um novo dia amanhece e os nossos sentidos buscam captar as belezas que nos cercam, temos vontade de abrir as janelas da alma e inspirar com força a brisa fresca que brinca com a folhagem verde.

Sempre que um novo ano se apresenta fazemos planos para novas realizações.

No entanto, muitos não abriram os olhos físicos para saudar o ano que se inicia ou termina, nem para contemplar o alvorecer do dia de hoje ou despedir-se do sol, quando o crepúsculo enfeita a noite com seu manto negro bordado de estrelas...

Mas você está vivo!

E quando muitos não percebem sequer os canteiros floridos onde as borboletas bailam e o gramado se espreguiça, estendido como um tapete verde e macio, convidando a brincar...

E enquanto outros saem apressados para suas atividades do dia, sem se dar conta de que hoje é o nosso melhor momento, um poeta se deteve para escrever este belo conselho em forma de poema:

Apaixone-se pelo mistério que nos cerca, pelo ar que você respira, pelas árvores e pelas estrelas.

Olhe com atenção para as flores. A visão é antes uma ação do cérebro que dos olhos.

Ouça o vento nas folhas, o canto dos pássaros e o tagarelar das crianças.

O ouvir é uma arte que depende mais da mente que do ouvido. Olhos e ouvidos são canais fantásticos que levam mensagens até você; eles serão inúteis se, em sua alma, não habitar a vontade de ver e de ouvir.

Apaixone-se por sua capacidade de se autotransformar para melhor. Você é um pouco deus na exata medida em que pode, por sua própria vontade e determinação, construir uma pessoa melhor.

O caminho da perfeição é infinito, mas cada passo nesta estrada é fonte cristalina de pura felicidade.

Ninguém é tão miserável que não possa dar um primeiro passo na direção certa, assim como ninguém é tão perfeito que já não precise caminhar.

Apaixone-se pelo saber, devore livros, raciocine, converse com pessoas inteligentes, ouça boas músicas, olhe com atenção para as obras de arte.

Os artistas, os filósofos, os poetas, os cientistas veem, ouvem e sentem mais que a maioria dos homens, e é mister aprender com eles.

Pergunte, discuta, descubra, polemize, investigue, faça experiências.

Dê o melhor de seu esforço em tudo o que faz. Ajude seu próximo e sua comunidade e descobrirá o verdadeiro significado das palavras "é dando que se recebe".

Receberá em moeda divina, receberá em dignidade, sensibilidade, grandeza de Espírito e amor-próprio.

Trabalhe com o cérebro e com as mãos. Transforme o mundo em um lugar melhor para se viver.

Não polua, proteja a natureza, conserte sua calçada, plante flores em sua casa e em sua rua.

Lembre-se sempre de que cada atitude sua, cada movimento seu, será sempre na direção do bem ou do mal. Seu, de seus semelhantes ou de seu mundo.

Apaixone-se pelo progresso, por sua capacidade de se transformar e de transformar o mundo.

Apaixone-se por uma pessoa que ainda vai nascer.

Uma pessoa capaz de fazer perguntas, como Aristóteles ou Platão, capaz de ouvir, como Vivaldi ou Verdi, capaz de ver a natureza, como Van Gogh ou Renoir e tantos outros, capaz de usar as mãos com a habilidade de um Rodin ou de um Michelangelo.

Apaixone-se pela tarefa de ser parteiro de si mesmo, pela missão de dar-se à luz por vontade própria.

Apaixone-se por você amanhã.

Mas faça isso, enquanto é hoje...
 
Fonte:  Artigo de Oriovisto  Guimarães,
 publicado no Jornal Gazeta do Povo, em 06/01/2005.


Nenhum comentário:

Postar um comentário