sexta-feira, dezembro 6

EIS UMA BRILHANTE IDÉIA!


Foto -  Campeonato de balonismo em Ribeirão Preto - 2013
 
Meus amores lindos, bonita vida! Precisamos manter-nos atentos. Todos os aprendizados duram a vida toda, vamos começar o dia alegre e otimista,  nosso exemplo vivo mediante nossas convicções,  por mais pequenino que seja equivalem a milhões de palavras, que o vento não leva. 
 
Somente através de nossas ações podemos conquistar o nosso próximo do bem ou do mal. De que adianta pregar aos outros  se nós mesmos não praticamos?!!! Pense nisso!!!! Desperte sua consciência íntima para assumir  grandiosa responsabilidade.  Vida é totalidade. Inclui tudo. Vida é vontade de Mundo. 
 
Dor faz parte da vida e, por mais preciosa que seja, não permito que ela seja a parte mais importante.  Portanto meus amores, viva a vida!   Hoje,  há um  sossego interior em mim. E eu, quanto  sofri nos últimos dias??!!! Hoje,  me  pus  a dançar, surgir uma nova estrela, a brincar, sorrir, deixar a dor da alma ir-se. Uma dor que insiste em fazer travessuras em mim.
 
Num relance eu a  demiti de minha história,  então, ela foi-se como um clarão.  Livre. Solitária. Deixou-me  em paz!  -  Analisando seriamente algumas ocorrências recentes,  percebi através de meditação, que acumulamos por demais em nossa vida , o tão referido torturante: "  prolixus  ".  -  É preciso eliminar um pouco das bijuterias, principalmente as fantasias carnavalescas.  
 
Colher apenas  as  jóias  raras.  De nada serve aquela atitude sem valor util. Não permita que a vaidade mesquinha e os interesses pessoais os desviem da missão que os trouxeram ao mundo!  É o melhor meio de amar a si mesmo, ao próximo, e a natureza universal. 
 
Que a Divindade seja  a companheira leal de todos nós. 
 
  roswyta
 
 
 

O egoísmo nosso de cada dia
 
 
Diariamente há inúmeras demonstrações de egoísmo partindo de nós ou a nossa volta.
É o motorista que pára o carro em fila dupla, só por um minutinho.
O fumante que acende o seu cigarro num restaurante, mesmo que seja na área permitida.
O torcedor que, para festejar a vitória do seu time esportivo, sai com seu carro buzinando pelas ruas, independente da hora e do local.
É o religioso que, a pretexto de atender os seus fiéis, transmite seu ato litúrgico através de auto-falantes.
O passageiro que entra no transporte coletivo e corre para pegar o lugar vazio, sem olhar se tem algum idoso, alguma senhora grávida, ou uma mãe com criança que precisaria trafegar melhor acomodado.
São as comemorações com fogos de artifício, sem se cogitar de enfermos nos hospitais, crianças dormindo nas casas.
É aquele que procura furar a fila, tentando um jeitinho, na qual deveria permanecer, como os demais que chegaram antes dele.
São os pais que se portam com intolerância e irritação, quando o filho pequenino não se porta adequadamente no restaurante, exigindo-lhe atenção e ocasionando demora à sua refeição.
Dificultar a circulação de veículos, por não dar a vez ao motorista que está saindo da garagem, de estacionamento ou tentando entrar numa via preferencial.
Com o pretexto de estar com pressa, tratar os familiares com grosseria e estupidez.
Prender a porta de elevador enquanto conclui a conversa ou se despede demoradamente.
Estacionar o seu veículo, sem observar se está ocupando mais de uma vaga, ou se não vai trancar ou dificultar a movimentação dos demais veículos.
Infelizmente, há muitos exemplos a serem dados de egoísmo explícito.
O egoísmo é um dos grandes males da humanidade, também por ser fonte geratriz de orgulho, de prepotência, de ingratidão, de desordem, de rebeldia, de violência, de sovinice, de indiferença.
A primeira providência para combater esse mal em nós é examinar-nos com atenção e intenção, identificando as atitudes egoístas de cada dia, desde as mais pequeninas até as mais relevantes.
Depois, começar a dobrar essa personalidade equivocada, impondo-se medidas corretivas, intencionalmente corretivas.
Eis algumas dicas bem singelas:
Em casa, não se apressar ou atropelar tudo e todos, para ter tempo de assistir a telenovela ou ao telejornal.
Não deixar as crianças com fome, esperando que você termine de assistir a esse ou aquele programa na televisão, ou que você conclua a longa conversa ao telefone.
Se o seu filho lhe pedir para brincarem juntos, deixe a leitura do jornal ou da revista para depois, e vá diverti-lo, com toda a atenção e boa vontade.
Se você estiver cuidando do seu filho, busque atividades que digam respeito à idade e à vontade dele, e não insistir para que ele faça o que você quer.
Não fique ao lado dele, somente, enquanto ele brinca. Brinque com ele, role no chão, viva o mundo dele.
Sentado à mesa para a refeição, procure servir aos demais, em primeiro lugar, com paciência e zelo.
Quando for tomar banho, faça-o adequadamente, mas com rapidez. Tem gente na fila.
Ao terminar seu banho, deixe o banheiro em condições de uso para os outros, para que esses não tenham que fazer uma faxina antes de usar.
Ao invés de ficar pedindo pelas coisas em casa, antecipe-se e providencie o que você quer, por conta própria.
Ajude na arrumação da casa, cuidando para não bagunçá-la.
Ao se levantar pela manhã, faça-o sem pressa, arrume sua cama, ajude no atendimento dos menores, providencie o café da manhã, trate a todos com cortesia e simpatia.
Ao sair de casa, seja cortês no trânsito, no transporte coletivo, nas ruas, nos elevadores, para com os atendentes, para com os colegas de trabalho.
O egoísmo deve ser sobreposto pelo altruísmo. No egoísmo você é o único e o primeiro. No altruísmo, o próximo existe e merece toda a sua dedicação.
Amar ao próximo como a si mesmo, já ensinou Jesus há mais de dois mil anos.
Está mais do que na hora de modificar o egoísmo nosso de cada dia, para o altruísmo nosso de todos os dias.
Pense nisso!
*
Autor: Conte-me
Recebi e compartilho
 
Ribeirão Preto -  Primavera de 2013
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário