sábado, dezembro 14

HÁ EM TUDO UMA ALEGRIA!

 

Meus amores. Bonita vida conquista este viver!
Curtem as alegrias que este sábado oferece a vocês.



Hoje, ao abrir  a janela penso.  O quadro naturalmente pintado a minha frente é a mim, quase uma prece.  Necessito  ver o mundo lá fora. Do alto observei  as árvores de leve, o dia vestindo de dourado pelo amanhecer. O céu pouco  a  pouco  foi bordando  de branco seu azul maravilhoso e histórico. 
 
Chequei a sacada, conversei com os visitantes beija-flores, passa por mim  o vento agitando  ainda mais suas belas asas multicoloridas. 
 
Vive em minha alma à lembrança de onde nasci junto com todos os passarinhos, da casa imensa da fazenda, dos quintais e aromas dos frutos.  Saudade gostosa daquele casarão jardins sempre bem cuidado e florido. 
 
Engraçado,  olhei para o relógio, marcava 05.28 minutos. Este é o tempo de coar o nosso café de aroma sem igual.    Ser humano é difícil em si, então,  recordei-me que de lá ainda criança neste horário, quando necessário matava o porco e a labuta continuava por todo o dia. Curiosa empreitada.
 
O tempo não parava e hoje continua na mesma velocidade dentro de mim, revigorada recordação dos currais, do leite tomado ali perto da porteira.
 
Meu pai nunca nos permitia entrar onde ele era tirado, mas mesmo assim em minha ousadia aprendi a ordenhar  a vaca, diversas vezes  dela tirei leite as escondidas de meu pai. Tudo era novidade, mas foram tantas as precauções deles, uma percepção dessa conduta bem mais tarde.
 
O certo é que lá criamos raízes  que hoje são as bases de nossa existência. Na infância conseguimos perceber a interconexão dessa vida.   O delicioso sentido de que a vida é mesmo uma  grandiosa aventura. Penso, agora que não deve ser guardado junto com nossos diplomas de primário, com nossa fantasia de festa junina, e nem com nossos brinquedos.
 
Pois ele continua tão real para nós hoje quanto era na época em que começamos a farejar a liberdade e a grandeza no ar.  Na lembrança revejo os momentos felizes, e chego a  acreditar que a nossa infância precisa ser preservada com os seus aprendizados, de lá ate o momento vivemos pela generosidade dessas raízes, sementes fincadas por eles cheios de saber.
 
Outro dia, comentei que falta muita educação doméstica na sociedade atual. Minha amiga, culta e bem informada delicadamente respondeu-me  " Rose querida, eu vivi a fase do sanduiche, e precisei me libertar para não morrer de tédio! " -  Confesso que naquele instante não consegui seguir seu raciocínio. Hoje continuo pensando falta sim, disciplina, diálogo, polidez,  plenitude de boa maneiras.  Abordar essa informação é criar polêmicas. Fui e sou feliz!
 
Afinar-nos com tudo que existe eleva a mente, aumenta a satisfação e alimenta os atos criativos. Cada tarefa que executamos hoje só conseguira beneficiar a nós mesmos e aos outros dentro do grau de atenção, de essência que lhe conferimos. 
 
Não sei bem por que, e eu, procuro desempenhar depois de anos e anos, um papel único de nobreza frutos das conversas e  ensinamentos de meus  pais. O meu pai se foi há 27 anos. A minha mãe uma menina amada, verdadeira rainha em seus branquear 86 anos esta aqui firme e forte. As vezes escutá-la é uma oração.

A cada manhã podemos abrir a porta de seu quarto e beijá-la, dizer-lhe benção mãe, -  a  senhora passou bem a noite?  Meus sobrinhos, todos, nos pedem benção.  Sim, e temos orgulho dessa tradição escolhida livremente em respeito a luta árdua de nossos antepassados.  Poderemos nos orgulhar? Sim.
 
A vida tem tanta surpresa! A cada dia, à medida que avançamos em nosso caminho, estamos ligados com tudo o que aconteceu  antes, com tudo o que está  acontecendo agora no mundo.  É preciso tomarmos consciência do que é melhor a cada um. E tudo que estamos preparando para o futuro.  Nossas atitudes revela quem realmente somos   e de onde viemos.
 
Nós temos importância enorme tanto para nós mesmos como para todos os outros. Vivemos em comunidade, o mundo é sociável.  Nossa maneira de tratar o próximo nos retornará como reflexo vital, cuidemos dela e teremos uma preciosa consciência acima  de tudo.
 
A verdadeira liberdade, como  a legítima segurança, esta primeiramente dentro  de nós. Não somos marionetes entre as pessoas. Cada um  de nós possui o poder de idealizar, elaborar  e executar projetos pessoais.  Temos o potencial de criar a Paz entre os povos. Sermos educados é a mínima condição. Ser amável e elegante desenvolve o diferencial do refinado e o rude.
 
Pense nisso antes que a guerra ou solidão nos matem.   E o vento há muito esperado sopra novamente, é o período de colher flores em botão desabrochando.
 
Sentar na varanda e saborear os frutos. 
 
De separar as semente para novos plantios.


É ainda tempo de conhecer a geografia da boa educação.

Amor vocês.
 
beijos
Roswyta
Ribeirão Preto - sp - br
primavera 2013
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário