sábado, janeiro 11

FIDELIDADE NÃO É ROMANTISMO!





Meus amores lindos, bonita vida!



Hoje desejo-lhes serenidade, beleza, luzes aquecedoras de almas. Sei que não estou sozinha, o fascinante carinho de vocês, me sustenta e me faz estar por aqui. Ele é minha companhia viva! Meus amores lindos, sou grata a Deus por ter conhecido tantas pessoas boas, de coração aberto e firme.



Pois é, que palavra  complexa a muitos, ou fora de moda? Ação necessário, tesouro valioso.   Ou  a fidelidade pode ser analisada como uma ação a curto prazo?  Quem souber defini-la, muito mais saberá praticá-la em todos as épocas, sem receios e vergonha de demonstrar seu bom carácter!

Que possamos seguir e viver o suficiente para nos entregar limpos a este estandarte. Fidelidade é querer, é companheirismo. Sempre tentar . Dar um jeito. Fazer acontecer. Parar de perder tempo, procurar dar conta integralmente daquilo que nos foi confiado, com sensibilidade e sabedoria! Fidelidade. É uma aliança, laço perfeito de cumplicidade de amor ao próximo! É cumplicidade, estar na vida do outro como verdadeiro presente. No momento exato momento em que o outro precisar.


Há uma infinidade de coisas a dizer sobre esse aprendizado, das relações humanas. De longas conversas entre amigos, a respeito das coisas da vida mas isso levaria também uma infinidade de palavras.
Há pessoas no mundo que sabem como fazer a diferença, né?
Recombinando atos no cenário histórico de seus temperos pessoais!


Fidelidade é alegria e encantamento. É parceria que vai muito além. Nada melhor do que amar em cumplicidade, acendendo uma luza diária na companhia do outro, com a verdadeira confiança em atitudes e palavras carinhosas.       Fidelidade é ficar junto porque se ama.
Porque se quer e vai além de não trair o corpo. É não trair o sonho do outro sendo autêntico e há de angariar muitas alegrias leais e sinceras nesta vida em comum.


A fidelidade é uma atitude antiga, já estava presente na Idade Média, no comportamento dos vassalos, que tinham compromisso de fidelidade com o Senhor Feudal, em troca de algum benefício obtido.  Já o ser leal é poder contar com alguém sabendo que essa pessoa jamais vai te deixar na mão, jamais te decepcionará.   



Muitas pessoas acham que lealdade e fidelidade têm o mesmo significado. Mas se pararmos para analisar, são duas palavras bem distintas.   A fidelidade pode ser analisada como uma ação a curto prazo, rápida, de momento, mas que acabará. Já a Lealdade, é uma ação a longo prazo, lenta e que requer tempo, mas que terá grandes chances de se tornar duradoura..

Fidelidade é também uma observância rigorosa da verdade, ou seja, da exatidão na reprodução de um texto, de uma entrevista ou de uma narração.
Realizar simples desejos, valorizar coisa mais simples ainda, desde um bom dia entusiástico, um beijo e abraço agradecidos pela presença de cada um na vida de ambos.



É olhar ao redor e se orgulhar da presença do outro, do companheirismo neste plantar flores no canteiro da vida a dois entre amigos queridos. E não ter preguiça de regar este relacionamento de compreensão e muito amor.

Fidelidade é respeito e saber que precisam lutar e manter a admiração constantemente para manter a roseira do encantamento viva e formosa! É abrigar o amor no peito e não permitir por nada , quem ninguém o tire de lá. Fidelidade é poder se olhar no espelho a frente, nos olhos sendo honesto consigo mesmo. E nos momentos de incerteza, novamente olhar o espelho e ver o outro por inteiro.


Lealdade é uma virtude composta por valores existentes em cada ser humano, mas nem todo ser tem intrínseca essa virtude. Muitos acreditam que para uma pessoa ser leal é necessário que acredite que seus sentimentos são reais e verdadeiros. Ter a honra de cultivá-la, como forma de preservação da dignidade da pessoa humana, mesmo que esta pessoa não tenha sido digna na sua relação interpessoal. São atitudes geradas através do respeito, no bem querer, no carácter.


Não tem mais sentido averiguar a culpa como motivação de ordem íntima, psíquica. Nada melhor assumir responsabilidades gentis espontâneas! Estou me referindo de modo geral, embora a visão que criamos ao longo dos anos seja apenas entre casais, organização da sociedade dá-se em torno da estrutura familiar, e não em torno de grupos outros ou dos indivíduos em si mesmos.

No âmago do próprio olhar. Pois muito poucos infelizmente tem um bom motivo e coragem ou mesmo honestas razões, para comemorar a fidelidade dentro de seus corações! E na prática da vida precisamos cuidar de nossa mente, de nossas emoções, sensações e principalmente de nossos verdadeiros sentimentos responsáveis pela nossa convivência no dia a dia!

 Fidelidade é uma das características de Deus, e significa que Deus não desiste, não vira as costas, não abandona os seus filhos. Deus também espera que os seus filhos expressem fidelidade em relação a Ele.


Sabemos que em situação de vínculos afetivos não são uma prerrogativa da espécie humana, pois o acasalamento sempre existiu entre os seres vivos, seja em decorrência do instinto de perpetuação da espécie, seja pela verdadeira aversão à solidão, a ponto de se ter por natural a idéia de que a felicidade só pode ser encontrada a dois, como se existisse um setor da felicidade ao qual o sujeito sozinho não tem acesso.


Mesmo sendo a vida aos pares um fato natural, em que os indivíduos se unem por uma relação biológica, trata-se a família muito mais de um grupo cultural, com uma estruturação psíquica em que cada um ocupa um lugar, uma função.


É essa estrutura familiar, que existe antes e acima do Direito, que interessa investigar e trazer para o Direito.


A fidelidade pode ser representada pela simbologia das flores. As de cor vermelha, como as gérberas, tulipas, crisântemos, rosas, entre outras, representam o amor, a paixão e também a fidelidade.


Quando a pessoa consegue ser leal as suas verdades e fiel as suas convicções, tem a possibilidade também de transmitir esse sentimento ao outro. Talvez seja isso, a fidelidade é infinita enquanto dura a fidelidade. Enquanto a lealdade é eternamente eterna.


Resumidamente, fidelidade significa cumprir um acordo negociado entre duas partes. Já a lealdade não exige acordos explícitos ou convenções, sendo a pessoa responsável em manter sua conduta por meio de regras próprias estabelecidas naturalmente pelo seu caráter e senso de dignidade.


Pessoas podem ser fiéis, mas não serem leais. Fiéis são aquelas que apenas se preocupam em não deixar de cumprir a promessa, mas muitas vezes desenvolvem estratégias para dissolver o acordado e não serem apanhadas na infidelidade de fato. Foram fiéis ao que foi negociado, mas desleais na conduta por outros interesses.


Entendo que a Fidelidade existe sim, quando dela cuidamos, quando somos capazes de diferenciar o joio do trigo. Quando sabemos a grandeza da mesma força que esta dentro de nós dirigindo os universos infinitos. Reaja faça o bem por beneficiar a sua vida, valendo a pena dedicação, pois com firmeza ela exige habilidades!

 


Aprenda a caminharem de mãos dadas pela vida afora, felizes! Sim, é preciso habilidade para conseguir viver um amor bem sucedido. É poético, porém quase impossível fazer com que o outro se apaixone pela mesma pessoa todos os dias, que ame os defeitos, que reconheça os gestos e olhares a ponto de ler o parceiro como se faz com um bom livro... pois no fim das contas, é isso que somos, livros bons ou ruins.



Minha biblioteca de amores não é das maiores, porém a qualidade dos livros que guardo é raríssima! Cada ano revivido acrescentou um capítulo a minha história, cada capítulo acrescentado, me ensinou que não há mágica, nem magia que faça dar certo.

Basicamente: empenho, respeito, cumplicidade, parceria, disposição, bom humor, personalidade e fogo são os ingredientes para conseguir, com habilidade, começar uma boa história.

Mas ando cansada de começar boas histórias, preciso descobrir qual ingrediente tem faltado para que eu consiga escrever um livro com alguém e terminá-lo onde deve ser, terminá-lo no “até que a morte nos separe.” - Enquanto não descubro, vou deixar o livro na cabeceira da cama e volto nele mais tarde.


Nossa vida é regada e recarregada pela simplicidade e alegria, onde só é bem compreendida numa vida em que o desânimo deixou marca.

A responsabilidade pelo que somos é unicamente nossa, o dia de hoje é tudo o que temos e só com ele precisamos lidar, claro, hoje será influenciado pelo que já aconteceu e, por sua vez, influenciará o amanhã, a semana seguinte e muito além. Não é a imposição legal de normas de conduta que consolida ou estrutura o vínculo conjugal, amigáveis, entre as pessoas de modo geral.



Mas simplesmente a sinceridade de sentimentos e a consciência dos papéis desempenhados pelos seus membros que garantem a sobrevivência do relacionamento, como sede de desenvolvimento e realização pessoal!

Mas, serão estas nossas escolhas que determinarão os nossos caminhos e a manutenção da qualidade de nossos jardins! Se precisamos de coragem para nos manter fiéis a nossas convicções, valores e sentimentos, então que sejamos fortes. É preciso lutar bravamente em nome dela. Ainda, que nem mesmo, os clássicos poetas não é fiel nem a sua própria poesia!


Nem mesmo sendo a sua única e fiel companhia! - rsssss !!!!



Enfim, cada um se torna responsável pela sua rosa, que a conquista justa nos façam merecedores através dessa tão abençoada Fidelidade, desta luz por vezes enfraquecida em suas chama em nossos dias. Juntamente com a lealdade estão os sonhos e a esperança compartilhados.


Toda relação parte do pressuposto da criação de um vínculo afetivo, é esse “jogo de emoções” que permeia qualquer relacionamento.


Lealdade voltado mais com idéias e espiritual, ou algo inmensurável.
Fidelidade - voltado mais com pessoas, coisas ou algo mensurável.


 A mim, continuarão sendo Farol Fundamental.


Amo vocês!





roswyta
esrogbribeiro@hotmail.com

ribeirão preto - sp - br
verão 2014

2 comentários:

  1. Recebi, estou postando-o com muita gratidão.
    Graça Prado-USA " Há duas horas leio vc e me fez um Bem imenso: grata por botar seu blog na "rua"novamente; grata por suavizar meus tropeços com palavras felizes; grata pela fidelidade ( é da sua natureza)com a qual vc se disponibiliza a socorrer os seus seguidores necessitados ou nao de seu socorro; grata pela lealdade com que vc se dá a todos que a acompanham aqui,lá,aí ou onde quer que vc chegue pq essa é vc, minha Amada-amiga-irmã : fiel, leal e trabalhando sempre para a felicidade de todos."

    ResponderExcluir
  2. Amadinha amiga-irmã, o que caracteriza o essencial de nossa amizade, é o amor fraternal, a comunhão em preces, a eletricidade de nos aquecer com as chamas desse amor com as Mãos de DEUS! Onde a cada instante depositamos silenciosamente os nossos pedidos e nossa gratidão. Sabemos que vamos alcançar as vitórias, os frutos de nossos esforço por merecimentos. Vivemos em um mundo carente, entre sorrisos e do outro lado intensa Solidão Humana. Peça ao Soberano Criador, que transforme, cada letrinha que escrevo, em Luz Sagrada a àqueles que dela mais necessitam.... Talvez por esta razão escrevo longos textos. Acredito nesse Ato de Amor! E o ofereço a você e a todos no mundo... Somos irmãos... Somos oradores da mesma Fé! - Obrigada sempre.. beijos

    ResponderExcluir