segunda-feira, janeiro 13

SOMOS LIVRES OU PRISIONEIROS?!!

                 


          Meus amores lindos, beleza e paz neste  caminhar...




Obrigado a todos aqueles que reavivam os meus dias. É bom estar de volta, amor e solidariedade! Que bom seria se, um dia essa liberdade de que tanto falamos, e que tanto prometemos deixasse de ser palavras.  Tomasse forma de asas,   sabores de frutos dos campos, cores das flores.  


 Pensando melhor, ao contrário do que muitas de nós pensamos, ser livre não é fazer o que quer. O nome dessa atitude é prisão! Muitas vezes, as nossas próprias escolhas nos fazem mal e nos prejudicam.  Quando somos livres escolhemos o bem, e não o mal, conhecer a verdade tem tudo a ver com ser livre!  Quantas vezes batemos a cara?  Sem acusação e sem preconceitos, fazemos o que queremos e não nos sentimos livres.


Acredito que, afirmamos que queremos ser livre, mas pouco  sabemos o que queremos fazer com a liberdade.  Pois bem, é a sensação íntima de prazer que deriva da coerência entre o que pensamos e forma como atuamos. Sou livre se sou capaz de agir de modo coerente com o que penso.  Harmoniosamente inteligente e sensata!
Em ética, liberdade é relacionado com responsabilidade, uma vez que um indivíduo tem todo o direito de ter liberdade, desde que essa atitude não desrespeite ninguém, não passe por cima de princípios éticos e legais.

Diversos filósofos estudaram e publicaram suas obras sobre a liberdade, como Marx, Sartre, Descartes, Kant, e outros, ah essa tal liberdade!

Segundo a filosofia, liberdade é o conjunto de direitos de cada indivíduo, seja ele considerado isoladamente ou em grupo, perante o governo do país em que reside; é o poder qualquer cidadão tem de exercer a sua vontade dentro dos limites da lei.
Liberdade significa o direito de ir e vir, de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém. Liberdade é também um conjunto de idéias liberais e dos direitos de cada cidadão.

   Sou sonhadora  recolhida nos braços prodigiosos da esperança, ou debruçada no colo da utopia. Vivo em outro mundo, ou transmito acordes sinfônicos em todas as notas   sem poesia?  Não  esta em mim escolhera como a  vida corre, o tempo passa, o futuro afirma-se. No entanto, aceitar    limites para as nossas vontades é sinal de maturidade, não de resignação e conformismo. É sinal de força, não de fraqueza.  

Eu continuo a acreditar em uma humanidade perfeita e uma mentalidade mais formada.  Ela esta ao nosso alcance,  só precisamos decidir nosso firme  avanço para ela, e festejar as oportunidades. A noite aqui nunca perde o seu encanto e não é  só outra noite iluminada em seu banho de prata.   Temos a tendência e o poder de transformar todas as situações, redefinindo o  que desejamos.  Como seria bom,  se eu, todos  nessas ocasiões, trabalhássemos para que a vida dos outros tivessem um  colorido mais alegre e  um aroma gratificante. 

Como é bom, quando percebemos que pudemos colaborar  tornando os nossos fardos e dos nossos irmãos mais suavizados.  Penso, que cada instante de nossa vida nos oferece as experiências, as maneiras necessárias para desenvolver nosso pleno potencial de um jeito gostoso. Precisamos da presença uns dos outros,  de  contribuições e  até atribulações para avançar tanto conjunta como individualmente por  este mundo repleto  de  maravilhosos caminhos. 
Calmamente  precisamos refletir sejam eles ladeados  de pedras ou pétalas, são obras de nossas atitudes  e  de nossas escolhas!  Ah, meus amores lindos, o  que nos acontece e o  que escolhemos é uma tomada de  decisões unicamente de nossa responsabilidade,  não adianta culpar o  destino!  Ser humano é garantia de  experimentar altos  e baixos,  podemos ter certeza de reveses, mas também podemos  contar com boas novas.

Aceitarmos as idas e vindas das ventanias da vida, acentuando-as com nossas reações  pessoais, nos leva a uma tranquila maturidade.  Humildade  em ser nós mesmos, perfeitos e imperfeitos  é muito importante.  Sempre encontraremos partes  a serem refeitas diariamente em nós.  Aceitar  serenamente  essa porção do todo tornará mais doce o  restante de nosso caminhar.  Afinal, somos quem somos no momento presente, neste instante soberano, lindo, abençoado,  seletivo, nada mais! 

Ah, como é  sábio a percepção  desse conhecer constante de  que somos  seres completos, integrais, preciosos. Que sempre podemos encontrar  pessoas queridas, com  braços aberto  para nos  aquecer.  Sorrisos felizes para nos  amar com pensamento  positivo  à  serviço  do Amor.   

 Todos necessitamos de um equilíbrio de pensamento,  de esforço intelectual e muscular  em nossa vida.   É dado a todos nós o direito de escolha, portanto cabe-nos fazer uso de nossa inteligência intelectual, psicológica e emocional, para que possamos escolher o que faz  nos bem,  para que  sejamos verdadeiramente livre!   Fazer  exatamente tudo que queremos de maneira selvagem é nos  aprisionar aos próprios desejos nocivos.

Liberdade é porta aberta onde sabedoria iluminando a nossa inteligência sagrada!   É cantoria de felicidade, de alegria amor  e paz!  Precisamos provocar mudanças positivas e colher frutos saborosos para viver!    

Somos realmente livres, onde buscamos essa liberdade ou meia-liberdade?!!!
Pois  é..... seguimos em busca dessa rara flor num sociedade escrava ou livre??!! 

A liberdade é conseguirmos ser felizes por nós mesmos,  quando amamos sem precisar da opinião alheia,  uma liberdade pessoal que nos permite pedir a idéia dos outros, não sendo influenciada intimamente.

Livre-arbítrio é, basicamente, a expressão usada para significar vontade livre, a possibilidade de escolher ao agirmos.  -  !!!!


Amo vocês.

roswyta
ribeirão preto - sp - br
verão 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário