quinta-feira, fevereiro 27

ESCOLHAS TENDEM A DOER, ALEGRES OU NÃO!...

Meus amores lindos,  bonito dia, bonita vida!
Muitas alegrias, cores, músicas e paz!



Pois é,  início da manhã caminhando, pude perceber  muito rapidamente, que  outro,  final de semana bateu à nossa porta!   Em sua carruagem o histórico "Carnaval".    Sendo ele  a festa popular mais celebrada no Brasil e que, ao longo do tempo, tornou-se elemento da cultura nacional.

Penso, que o carnaval é um evento de brincadeiras diversificadas. Ele é cultura popular.   Festa Pura!  Que bom é ver povo na rua, cantando, pulando, frevendo, sorrindo, satisfeito,  felizes com  sabedoria e responsabilidade.

O Carnaval não é sinônimo  de violência, essa esta solta a cada minuto  em toda parte do mundo.   Saber nos divertir é fundamental, exige cuidados e responsabilidades  múltiplas.

Violento são centenas de pessoas, marginais, cafagestes, que praticam crimes todos os dias, o ano inteiro,  inclusive, no período do carnaval. Se aproveitando do ambiente propicio para a prática delituosa. Face as pessoas estarem despercebidas, brincando, bebendo, pulando, um tanto quanto descuidadas.

A história do carnaval no Brasil iniciou-se no período colonial. Uma das primeiras manifestações carnavalescas foi o entrudo, uma festa de origem portuguesa que na colônia era praticada pelos escravos, o carnaval não é uma invenção brasileira nem tampouco realizado apenas neste país.

A História do Carnaval remonta à Antiguidade, tanto na Mesopotâmia quanto na Grécia e em Roma.  É gratificante buscar  informações ele tem uma belíssima  trajetória. Tudo isso e muito mais...

Bom, mas não vou me alongar sobre seus passos e cirandas históricas.
Imagino  que assumimos posições e escolhas que muitas vezes tendem a doer, seja por alegrias seja por tristezas.  A necessidade de equilíbrio é o  eixo!

Como o pensamento cria sua realidade em nós, entender as forças da natureza que influenciam o mundo dessa diversão antiga uma vez ao ano na vida,  com energia contagiante é uma reflexão  fundamental e nos enriquecem  com sucesso.  Carnaval não é ilusão  de cada dia, ele é viagem de alegria dormindo na história mundial.

As crianças felizes e entusiasmadas entrando nos colégios, hoje, eu as vi ali com suas fantasias multicoloridas.  Algumas  verdadeiras borboletinhas. Nos encantando, lindas e puras em suas idades iniciantes, sem ansiedades e tensão dos tempos modernos!  Crianças embriagantes, trazidas ali,  pelas mãos de seus pais orgulhosos de suas crias artistas!

Hoje desejo a vocês  todas fantasias carnavalescas reais,  precisamos enterrar as desculpas de que o período de "Carnaval" é o momento  de nos soltar a  imaginação naquela pauta de que tudo  nos é permitido.  Desde que sejamos capazes dessa percepção com inteligência.




Cada um  de  nós sabe  qual a fantasia real melhor nos cai bem!  E em qual ambiente brincar...   A mim,  um  belo campo  com cheirinho de terra molhada e muito ar refrescante com perfume das flores folharadas dos campos.  É  pra lá  que  vou e com  serenidade dobrada.  Quero montanhas verdes, vento e poesia! Quero saber  e muito além do silêncio e cantos dos pássaros. Pulsando de mãos e afagos sob cachoeiras de água cristalina. Quero simplicidade em olhares nos outros  olhos  ou merecido beijos lacrados pelo  amor.



O mundo não vai acabar depois do Carnaval, assim, se nós não aproveitarmos nesta ocasião, outras aconteceram, onde poderemos nos divertir sem preocupações, a mim, o importante é curtir o carnaval com responsabilidade!

Imagino que a  gente pode fazer uma fantasia de paz, de harmonia,  de respeito a natureza universal.  Sem nos deixar contaminar pelo vírus que a sociedade teima em nos apresentar, constrangendo-nos assim a escolher opções  cada vez mais numerosas de  desculpas para as consequências do, pós,  carnaval.

Somos uma entidade maravilhosa, a deturpação  e os vírus das extravagâncias são produtos construídos por nós mesmos.  Então, quando somos conscientizados, pós, as folias carnavalescas de que ultrapassamos os limites de nossos desejos, começamos  a nos justificar para amenizar nossas culpas e atitudes menos felizes. 

Acredito que precisamos nos atentar das brilhantes idéias e  quem  sabem, melhor  seria anotarmos as desculpas que usamos para nos isentar de nossas atitudes que tendem doer em nós. 

Nossa vida não nos permite tarefas incompletas,  a existência que nos balança pelo mundo afora  necessitando ser divertida, e  a ela cabe-nos apresentar um belo  show  em agradecimento diante do grandioso espetáculo que ela nos presenteia diariamente.

Seja como for, estamos num palco sagrado, seja em qual dia das estações da vida,  todos temos uma justificativa para aquilo que não  fizemos, que deixamos de cumprir, ou que realizamos. 

No ambiente de convivência humana universal isso,  a mim, se traduz em comprimento ou falta de comprometimento, realização ou falta de iniciativa e perda de tempo, ou seja, prejuízo para a nossa humanidade!  Saibamos viver!

Meus  amores lindos, nosso país é  lindo, o nosso povo é sinônimo  de festa e alegria.  Portanto, desejo a todos sabedoria. Vivemos num país tropical, animado,  porém, com o nosso clima quente do verão, facilitando as extravagâncias,   exigem algumas medidas simples, mas importantes, capazes de garantir um feriado divertido, seguro e tranquilo.

 Vamos brincar o carnaval na Paz!  Antes de sairem para a folia façam uma prece.  Para que tudo comece e termine na paz!  Amo vocês...


                                                             



Impressão Digital
 
 Os meus olhos são uns olhos,
e é
 com esses olhos uns
que eu vejo no mundo escolhos,
onde outros, com outros olhos,
nao vêem escolhos nenhuns.
Quem diz escolhos, diz flores!
 De tudo o mesmo se diz!
Onde uns vêem luto e dores,
 uns outros descobrem cores
 do mais formoso matiz.
Pelas ruas e estradas
onde passa tanta gente,
uns vêem pedras pisadas,
mas
 outros gnomos e fadas
 num halo resplandecente!!
 Inútil seguir vizinhos,
querer ser depois ou ser antes.
 Cada um é seus caminhos!
Onde Sancho vê moinhos,
 D.Quixote vê
 gigantes.
Vê moinhos? São moinhos!
 Vê gigantes? São gigantes!



 in "Movimento  Perpétuo", 1956 
(António  Gedeão)
Poeta Português  rsrsrsr

***

Pois é.. rsss 


Portugal  com sua Lisboa, Coimbra e  o Porto.

Quem saberá o qual estar a carregar-me, em bonitos  sonhos!

Eu o recebi esta manhã, adorei, muito grata cá está!!!!

Belíssimo  poema, encantamento a esperar até lá rsss....  








          



roswyta
Ribeirão Preto-sp-br

verão 2014


Nenhum comentário:

Postar um comentário