sábado, julho 5

IMPORTANTE É SEGUIR COM LEVEZA!

Meus amores lindos,  estou  olhando um  céu brilhando, me sinto como  este iluminado mundo, que quero eu deste encontro importante? Nesse jardim  de  estrelas, uma delas certamente pertence  a meu  amado pai! As vezes,  sem saber ele  esta  ali,  como um ser  luminoso   nos  acolhendo na  imensa  compreensão da rota Divina. 


Esteja onde estiver,  amamos você pai!

 Hoje,  05  de julho, pensamento  resumido  em preces a este  homem que passou  por este  mundo com  uma  missão generosa, ser o meu pai e de meus  queridos irmãos, simplesmente em  laços guarneceu as fileiras de pretendente ao coração amoroso de nossa mãe!  Ambos, nesse jardim de paixões gastou todo amor expressando seus  sentimentos a nossa existência. 


Hoje, é  o  seu  aniversário pai, parabéns! 

As vezes não  acredito, mesmo depois  de tantos anos de  seu voo celestial, uma alegria de comportamento ficou nesse  seu voo  solitário,  cheio de libertação do  anoitecer  de sua  vida. Sua ausência é presença viva!


 Não importa para onde foi  a sua vida,  seu  exemplo  de grandeza deixado a nós,  e, como  devem ser nossas atitudes, criativamente vivo,  jamais, deixarão de  serem assumidas  em cada passo de nossa vida, em  uma série  contínua  de esperanças.

Ser forte; de modo algum implica ser poderoso, você é, sempre um exemplo valioso,  importante e nunca há razão para perdê-la, não  conseguimos iludir nosso coração, em cada um de nós você continua vivo!


Obrigado pai,  devemos  a você, alegria, valores, que ninguém conseguirá nos  ensinar. Pela vida inteira, andaremos  com sua lembrança amável, salutar, mesmo numa  ciranda as  vezes triste por sua ausência, ou em momentos sem  canção, suas  pegadas continuarão  florindo e perfumando a nossa vida!

Aqui vou me dando a tudo o que  alcanço  de seus ensinamentos...  e,  quem  sabe com  a sua  coragem, única, por todo dia me repito, num  constante exercício de aprender a  seguir sem o seu abraço com leveza!

Pai,  hoje pousaram em meu  pensamento  outras  lembranças belas.  Permita-me,  nessa escrevivência  de dois mundos, desejo apenas voar juntos!  


 Pois, eu morreria  de  amores por esse pensador,  poeta, que, muitas vezes domina e assume  o controle de meus  pensamentos.  Tal como você pai,  ele, também nasceu aos  05  de julho. 


Amo meus amigos portugueses e lá tenho alguns,  nos falamos quase diariamente, pessoinhas que me faz melhor com nessa troca de informações culturais. Um tour espera por mim, quem sabe Moçambique, o país natal de Mia Couto, um português admirável. No momento leio "  Venenos de Deus, Remédios do Diabo"  - de sua autoria! 


Quando o leio, como  ainda há pouco o li, fazemos ninhos únicos  nos beirais do pensamento, suas palavras me  acompanha por  toda parte. Sem que eu  possa conter suas palavras, palpitam o meu  coração e acelera  o meu olhar, não vejo ninguém, apenas somos dois amantes que vamos conversando,  assim, nos temos nas mãos um do  outro!

O que o torna um grande escritor da Língua Portuguesa, para além das características apontadas, é o que poderemos chamar a sua “escrevivência”: Mia Couto exprime admiravelmente pela palavra a situação original de um branco, filho de portugueses, que nasceu em África e fez dela seu berço, sua pátria e seu destino.

O que se nota numa primeira leitura de Mia Couto é a capacidade para inventar ou adaptar palavras. Efeito de surpresa que é depois suplantado pela descoberta da sua mestria em contar histórias. Contudo, estas impressões iniciais não explicam, só por si, a extraordinária projecção de Mia Couto como escritor. 

São  encantados regalos para meus olhos de eterna  aprendiz. Como  ainda há pouco  me referi sobre  seus  ensinamentos;  preciso falar  de um amigo silencioso, querido que  tem me orientado com suas obras maravilhosas.

A realidade eleita e amada, por onde quer  que  eu ande, levo  um pouquinho de você: Mia Couto! Você e sua  poesia, seu  espírito e seus escritos que tanto  amo e me fortalece no dia a dia!  Em, sua fala  e alma  há  poesia que me emociona e me faz ainda mais feliz!

Nos meados dos anos 80, Mia Couto estreou-se nos  contos  e numa nova maneira de falar - ou "falinventar" - português -  que continua a ser o seu "ex-libris". Nesta categoria de contos publicou:   -   "Tradutor de Chuvas". É um reconhecimento a  quem amo,  -  " Vozes Anoitecidas " - "Cada Homem é uma Raça" - "Contos do Nascer da Terra" -  "  Na Berma de Nenhuma Estrada " -  E, tantos outros amigos  silenciosos de sua  autoria, estão ali a  minha espera.

Muitas vezes,  ficamos só nós dois... como  adolescentes marcando as horas, numa beleza incomodada aos  insensíveis.  Como  falar de você  se  já é  um  fato  de  amor consumado entre eu e suas obras??!!!


Nelas  seu espírito me  acaricia num  nocaute magnifico  e  civilizador,  num gesto  de felicidade sem obstáculos.  Mia Couto,  seu nome: António Emílio Leite Couto, é um  biólogo e  escritor moçambicano. 




Iniciou os estudos universitários em medicina, mas abandonou esta área no princípio do terceiro ano, passando a exercer a profissão de jornalista depois do 25 de Abril de 1974.

 Trabalhou na Tribuna até à destruição das suas instalações em Setembro de 1975, por colonos que se opunham à independência. Adotou o nome porque tinha uma paixão por gatos e porque o seu irmão não sabia pronunciar o nome dele. Com catorze anos de idade, teve alguns poemas publicados no jornal Notícias da Beira e três anos depois, em 1971, mudou-se para a cidade capital de Lourenço Marques.

Foi nomeado diretor da Agência de Informações de Moçambique (AIM) e formou ligações de correspondentes entre as províncias moçambicanas durante o tempo da guerra de libertação.

A seguir trabalhou como diretor da revista Tempo até 1981 e continuou a carreira no jornal Notícias até 1985.  Em 1983, publicou o seu primeiro livro de poesia, Raiz de Orvalho, que, segundo algumas interpretações, inclui poemas contra a propaganda marxista militante. 

Dois anos depois, demitiu-se da posição de diretor para continuar os estudos universitários na área de biologia.  Além de considerado um dos escritores mais importantes de Moçambique, é o escritor moçambicano mais traduzido.

Tão importante como o que se diz, é o modo de o dizer, pelo que não se pode usar o Português clássico como veículo de culturas tão diferentes. Há que o recriar e nisso a Língua de Camões mostra uma versatilidade espantosa.


 Quem desconhece a lógica  do tempo  do pensamento, não conhece a do coração, e da sensatez de suas obras.  É preciso ensinar a civilidade do respeito e  do amor de maneira bonita, assim, seguiremos com leveza!

Meus  amores lindos,  grande parte de minha existência esta  aqui perfumando  esse espaço,  aqui não  desejo protestos, nem  reclamar, mas falar de paz, de amor,  de poesia  e de amigos para sempre!


Meus amores lindos, dizem que  quem tem medo não chega à felicidade, depois de tantos anos subindo e descendo, felizes em nossas atitudes,  conseguiremos  escalar até os picos mais  altos, com garra e coragem.


 Definitivamente, somo vitoriosos, o silêncio nunca inspirou medo, o que  mais  me traz receio e o medo é a falta de dignidade.   Ainda que seja importuno, aprendi a dar a volta por cima e voar sorrindo.


A felicidade me afaga profundamente vitoriosa!


 As inesperadas quedas,  há muito tempo me  ensinou como superar rapidamente, e outra, porque não haveria de me  refazer melhor do quem, sempre me desejo ser?!!.


 Aqui vamos desnovelar o  amor, a dignidade e essa  tresandarilhosa  beleza de ter  nascido para brilhar!

Ficamos inteiros neste perfume, até  a proxima,  que seja  breve!

Amo vocês,


roswyta
ribeirão preto -  são Paulo - BR
inverno 2014


Nenhum comentário:

Postar um comentário