terça-feira, janeiro 19

OLHARES DESAFIADORES!


Amores meus  amores bonito olhar!

Hoje, compartilho uma matéria de apoio de autoria de Gisele Mendonça. Nos tempo de hoje e depois desse ano de  2020 tão histórico. Entendo, que  a nossa realidade aumentada de olhar diferenciado precisa ser prensada pela dedicação, acolhimento natural de muita gentileza. Momento de buscar referências de capacitação oportunizando aprimoramento que visa à formação e ao nosso  desenvolvimento humano em todas suas dimensões, seja física, afetiva, intelectual, social, ética, moral e simbólica! Os desafios das gerações. Que intenso  aprendizado! Mesmo sendo  um texto logo vá  em frente. Procure  não perder-se  nas  palavras, é  algo para  ler  com muita  atenção.
   

* Merecimento e Suficiência: as armadilhas de “fazer por merecer”!

                    Por Gisele Mendonça. 

                     De antemão, convém ressaltar que neste texto abordarei o tema merecimento  e   suficiência para fazer uma transição rumo ao conceito de “suficiência!” Sendo assim, definitivamente, este será o último artigo sobre o tema merecimento!  Claro,  isto  não  quer  dizer  que  o  tema  tenha  sido esgotado.  Entretanto, sinto que  fiz meu  esforço máximo de contemplá-lo em profundidade. Ao menos, com as condições que tenho neste momento!

Por acaso, você já pensou na relação entre merecimento e suficiência? Inclusive, de que forma estas palavras se expressam na sua vida atualmente? Vamos refletir um pouco a respeito?

A propósito, conforme escrevi no artigo anterior – Merecimento e Autoconhecimento: uma grande jornada interna! – trata-se de uma jornada de consciência, portanto, é um processo! Desta forma, há evoluções e retrocessos! Sendo assim, tenho observado que construir novas rotas neurais nesta direção leva tempo, muita paciência e autocompaixão!

Por isso, neste artigo, o meu foco será o caminho do merecimento para a suficiência! Assim, suficiência é o conceito que pretendo explorar com maior profundidade nos próximos meses!

A dificuldade de SENTIR o merecimento.

De fato, a partir do ponto de vista de que somos amor e MERECEMOS AMOR, podemos transbordar este amor! Claro, sei bem que parece uma lógica muito ingênua! Contudo, acredito que escrevi tantos artigos sobre merecimento, porque é muito mais “fácil” fazer numerosas análises do que SENTÍ-LO EFETIVAMENTE! Afinal, todos os artigos anteriores trataram de algum aspecto desta dificuldade! Agora, a proposta é transcender isso!

Deste modo, proponho que fechemos os olhos e busquemos como é: sentir merecimento? Neste sentido, para mim, é gostoso, confortável, adequado, relaxante… Inclusive, é como sentir que está tudo perfeito! Todavia, fiquei buscando esta sensação e sempre me vinham os pensamentos de erro, falta e escassez. Ou seja, se parece muito com minha dificuldade de meditar: quanto mais tento acalmar minha mente, mais ela se acelera!

Isto porque, apesar do paradoxo da situação, eu só me sinto segura com medo, com a falta, ou seja, dentro de minha “zona de conforto desconfortável”. Deste modo, fui tão doutrinada para mapear o que está errado que, pensar que tudo está perfeito, me traz a sensação de insegurança! Por isso, a grande questão de pano de fundo é como transitar da lógica da escassez para a lógica da abundância! Leia também A lógica da abundância: Merecimento, Suficiência e Plenitude!

Neste ponto, deixo o convite para você observar quanto tempo consegue sustentar a sensação de merecimento?! Inclusive, na minha experiência, parece até um desafio para minha mente encontrar alguma situação falha! Afinal, toda vez que busco SENTIR o merecimento, minha mente aparece com inúmeras justificativas e prerrogativas contrárias!

Eu MEREÇO e SUSTENTO precisa ser um mantra.

                   Deste modo, cabe destacar que em algum lugar, talvez num vídeo da psicóloga Pamela Magalhães, ouvi uma frase marcante:  “Só conquistamos aquilo que conseguimos sustentar!” Neste momento, achei a frase perfeita! De forma clara, ela define muito bem minha dificuldade para MERECER! Isto é, se eu me sentir merecedora, vão me achar metida, vão pensar que… (os outros); Então, se eu me sentir merecedora, vou deixar de fazer o meu melhor, vou acreditar que já é o bastante e vou parar de crescer… (escassez); Ou, se eu me sentir merecedora… (o vazio). Definitivamente, não sei me sentir merecedora e sustentar “os outros”; “a escassez” e, principalmente, “o vazio”!

Claro, eu sei pensar que preciso fazer mais e melhor, o velho “fazer por merecer!” Desta maneira, sei que preciso me aprimorar, que preciso me esforçar para conquistar e dar valor às coisas… Entretanto, não sei MERECER se não for competindo, comparando ou tendo meu esforço externamente reconhecido! Aliás, vale a pena ler Merecimento e Educação: crenças limitantes construídas na infância! Sob este ponto de vista, o caminho de MERECIMENTO é totalmente novo! Por isso, não tenho referências e, para usar um termo da psicologia, não tenho repertório! Em outras palavras, não tenho histórico disso para me amparar num processo de mudança.


https://conexaoprofunda.com.br/2020/05/03/merecimento-e-suficiencia-uma-decisao/



*******


                            Amores... seguiremos.  Beijos e até a próxima!

Roswyta

esrogbribeiro@hotmail.com

19.janeiro.2021


Nenhum comentário:

Postar um comentário