sexta-feira, novembro 27

ADMIRÁVEL RUBEM ALVES




                                   Bonita vida meus  amores!
 
Pois  é,  entendo  que  metas  dão  boa direção à nossa  vida, são  elas que nos  fornecem  substâncias para nossa  autodefinição e  nos motivam e  com  certeza nos trazendo luzes. 
 
Hoje,  li essa carta de um amado sábio, escrita em  1997 e tão  atual.
 
A  minha admiração a  honestidade  desse grade homem, os convidam  a ler do início até  o fim  sem  perder uma  só  reflexão  admirável. 

O  dia  de hoje nos pedirá que  cada um de nós faça sua própria  contribuição ao momento  presente.   Seguirmos  com  esse exemplo de um vitorioso  que se  foi deixando seus maiores benefícios aqueles que  o  admira e  o  ama por toda eternidade.
 
Beijos
 
Roswyta
 
"



Rubem Alves



Caro sr. Roberto Marinho...


São Paulo, segunda, 17 de fevereiro de 1997.
Sonhos fazem um povo. O senhor, dono da Globo, tem a potência para fazer o brasileiro sonhar






Meu pensamento, de tanto ler os poetas e interpretar sonhos, acabou por adquirir prazer especial em associações insólitas. E foi assim que aconteceu: a visão de um anjo me fez pensar no senhor.





Explico-me.





Perturbado pelas orgias natalinas, tratei de proteger-me contra a loucura ouvindo música sacra e revendo as obras de arte referentes ao nascimento do Menino Deus. Meus olhos se detiveram na tela "Anunciação", de Fillipo Lippi: o Anjo, ajoelhado, de perfil, lindo rosto juvenil, asas cor-de-abóbora com manchas negras, mansamente diante da Virgem Bendita, assentada, olhos castamente voltados para o chão, as Sagradas Escrituras na mão esquerda, enquanto um Pássaro, pomba, aproxima-se dela em vôo, asas abertas, e está prestes a pousar no seu colo.





O Anjo trouxera o Pássaro. O Pássaro era a semente engravidante. E, como é bem sabido, nos poemas sagrados o Pássaro é o Espírito. Maria foi engravidada pelo Pássaro Divino.





Uma tradição teológica antiquíssima reza que Maria permaneceu ginecologicamente virgem porque foi pelo seu ouvido que o Pássaro entrou. Acredito: muitas gravidezes acontecem através do ouvido.





Ora, o que entra no ouvido é a palavra: o Pássaro Divino cantou um canto tão lindo que a Virgem ficou grávida e dela nasceu o Filho de Deus.





Hoje muito se fala sobre anjos e suas funções. Mas nunca ouvi ninguém se referir aos importantíssimos Anjos Engravidantes, os mesmos que fizeram Sara ficar grávida depois de velha. Assim, pela mediação de um Anjo Engravidante, Deus Todo-Poderoso empreendeu trazer o Paraíso de novo à Terra.





Foi então que o meu pensamento deu uma cambalhota. Pensou que, se fosse hoje, as coisas teriam acontecido de forma diversa: a Virgem, em vez de ter o livro sagrado na mão esquerda, estaria ligada a algum canal de televisão.





Anjos e televisões se parecem em virtude de sua limitada capacidade virtual: dentro dos dois moram e voam pombas sem número. E seria do vídeo que a Pomba divina estaria saindo e voando, não só para o ouvido como também para os olhos da Virgem. Por meio da televisão, a Imaculada Conceição.





Anjos frequentemente aparecem disfarçados de homens comuns.





Veio-me, então, a idéia de que, talvez, o senhor pudesse ser um deles. O Anjo engravidou uma virgem pela palavra. A TV engravida por palavra e imagem. O senhor, dono da Globo, é muito mais potente que qualquer anjo. Anjos engravidam no varejo. O senhor pode engravidar no atacado. Já imaginou?





Engravidar uma nação inteira?





Eu não tenho 63 anos: 63 paus de fósforo que nunca mais se acenderão. O senhor, pelo que me consta, é mais velho que eu.





Meu pai dizia que a vida, até os 60, é de direito. Depois é bonificação. Depois dos 60, todos estamos equidistantes da eternidade.





O senhor já notou que os ipês florescem no inverno? Sabe por quê? No inverno é frio e seco. As árvores ficam com medo de morrer. Por isso produzem, florescem e ejaculam suas sementes ao vento. Antes de morrer, um grande orgasmo de cor e beleza.





Querem plantar suas sementes no ventre da mãe-terra.





Não seria a hora de fazer como os ipês? No Brasil inteiro não há homem mais potente que o senhor: in-seminar palavras e imagens nos ouvidos e nos olhos de todo mundo... Para quê?





O venerável santo Agostinho disse que um povo é um conjunto de pessoas unidas por um mesmo sonho. São os sonhos que fazem um povo. Mas sonhos não moram em argumentos ou razão.





Moram nas imagens e na poesia. O senhor, dono da Globo, tem a potência para fazer o povo brasileiro sonhar.





Os textos sagrados fazem a promessa de que, com a vinda do Messias, os velhos desandariam a sonhar. Pensei que o senhor, já velho, poderia ser tocado pela promessa messiânica e ter um sonho parecido com o de Abraão, o de ser pai de uma nação.





Mas isso só se o senhor aceitar a vocação de Anjo Engravidante.





Deus me livre, não estou sugerindo que o senhor encha os programas da TV Globo com programas educativos. Programas educativos são inteligentes, belos e inúteis. Somente os que já estão educados se interessam por eles. Quem não é educado, para ser engravidado, tem de ser seduzido.





Anjo Engravidante, para engravidar, tem antes de ser Anjo Sedutor. Os sedutores sabem que a sedução se faz com coisas mínimas. "Sermões e lógicas jamais convencem", dizia Whitman.





"Só se convence fazendo sonhar", dizia Bachelard. Sedução por imagens mínimas, palavras poucas, haicais, aperitivos. Por favor: não mate a fome do povo. Faça o povo ficar faminto. Uma televisão "fome-gerante"...





Assim, se o senhor se transformasse em Anjo Engravidante, poderia ir pingando mínimas sementes nos mínimos intervalos dos programas, imagens daquelas coisas boas e belas, gestos, atitudes, pensamentos que seduziriam as pessoas a ir recriando o Paraíso neste nosso país. Criar fome de Paraíso...





Não seria uma bela maneira de ir se preparando para dizer adeus?





Eu já estou dizendo adeus faz muito. Mas o senhor pode dizer adeus de um jeito que eu não posso: ir voando, batendo as asas cor-de-abóbora com manchas negras de um Anjo Engravidante...


 
 
 
Rubem Alves, 63, educador, escritor e psicanalista, doutor em filosofia pela Universidade de Princeton (EUA), é professor emérito da Unicamp.












































































sexta-feira, novembro 13

VIVER O DIA DE HOJE!



Bom dia meus amores,
seja muito bem vinda querida Sexta-feira Treze!!!
 
 
Hoje este ritual pode ser vivido em paz porque ele tem um significado especial. É com respeito e amor que a acompanho até sua nova visita,  querida amiga Sexta-feira Treze!
 
Hoje andei pela calçada de rua sossegada. Prazerosamente trago feliz no coração mais um irmão vivente nos lares de rua. Ah meu  DEUS, são amigos que me constrói  com  imensa gentileza e generosidade. Eu  os amo mutuamente, percebo em cada olhar deles.

Amado poeta, criador dos feitos da generosidade, intensa serenidade na sua latência espiritualidade. Um valioso ser humano e cidadão do mundo.

Esse é um outro fato que contarei outro dia.... Estranho como o nosso vínculo com o mundo em que vivemos manifesta-se das mais diversas maneira.  Amar é vivenciar  esse  aprendizado, se diferentemente em cada ser, mas a natureza humana é sábia e o ser humano é na verdade tri-membrado em corpo, alma e espírito. 

 Novamente estamos recepcionando a gloriosa Sexta-feira Treze! Pra mim é um dia que parece estar nos trazendo maravilhosos momentos místicos, engarrafados de perfume cheios de fé e paixão.

Em meu coração há flores e vida de muito amor fazendo o sentido soberano de minha visita a essa terra de horizontes inspiradores e verdadeiramente valiosos. 

 Ah meus amores, sou colecionadora de uma única lembrança: Viver o dia de hoje.

Pelas mesmas razões de todos os dias resgatando a coragem com que quero viver o dia de amanhã; a ousadia de ser intensamente autêntica e a generosidade para entregar mais uma vez a vida a vitória de estar Viva e feliz!

Chego à um conforto eficaz e de pleno acolhimento na presença da fé, da intenção das nossas orações e na  conclusão de que muito do que acreditamos ser felicidade necessita de serenidade, de muita paz interior e apoio de ombros amigos, de carinho e cuidado.
 
Amores lindos! Felicidade não é sinônimo de articulações e filosofias mas de  atitudes generosas, realizações apaixonadas pelos planos do Criador Soberano.
 
 
A Sexta-feira  Treze é uma amiga que nos com menor frequência, há tantos sonhos que são pinceladas por sua utilidade de alma boa, é preciso compreender seus sentimentos ocultos.
 
 
Há dentro de seu mistério anjos de luzes com suas asas que nos permitem compreender a vida com mais leveza. E para que possamos detectá-los e senti-los, precisamos estar em sintonia com as nossas orações na medida de nossas emoções.
Bonita sexta-feira treze a todos....

beijos
 
roswyta ribeiro
ribeirão preto- sp - br

quinta-feira, novembro 12

AMIGA DO TEMPO.

 
 
Bonita vida amores lindos!

 Pois é, exemplos diários incluem lidar com emoções e técnicas e penso que sou uma boa desafiadora do que resolvi ser. Independente de minhas ideias, fosse o hoje um ontem travestido de agora eu continuaria o desfrute! 
 
 Desculpem-me, mas o tempo me fascina, assim como fascina a muito de vocês. Converso as vezes absolutamente sozinha e isso não me perturba. Sou assim, rebelde com a resiste alegria e declaro-me ajustada em tudo.
 
Comigo falo muito a respeito do tempo, não só sobre a forma como ele passa para cada um de nós, mas também sobre como não permito que ele passe sem marcar as coisas importante na minha vida.
 
Dele procuro extrair uma liberdade sadia elaborando milhões de motivos animados e sociáveis, por medo do que virá ou até mesmo por comodidade não me permito ser propriedade de ninguém nem mesmo do tempo.
 
E pra isso estou sempre calmamente alerta para não me privar do direito de ser eu mesmo. Eu aprendo a me amar a cada instante,  eu me esforço para desfrutar diariamente de boas lições e muitas são as experiências potencialmente enriquecedoras com pessoas, simplesmente porque elas podem, ter o  mesmo aprendizado. 
 
O tempo é um aliado mas ele não dirige a minha existência apenas ensina-me a lembrar que estou viva e que não tenho medo dessa comunhão, todos os anos que aqui passarei serão reconhecido que a recordação tanto foi uma benção com uma escola com presentes necessário.
 
Minha aliança com o tempo é uma festa divertida. reservo esse amigo para estar aqui-e-ali, principalmente para dizer as pessoas o que sinto, que lembrar de dedicar tempo para o que nos satisfaz concentra-se em novas aventurasse valiosas experiências. Estar contribuindo para uma vida mais alegre é naturalmente simples e prazeroso. 
 
Ah meus amores, atitudes e  pensamentos como esses revelam um  sistema espiritual de apoio interno muito saudável e ainda permite-me a sentir utilitária levando a humanidade esperanças e  alegria sem culpa  de estar fora da consciência da atual realidade.  Ah muito  trago comigo a libertação dos receios, dos medos e dos fracassos.
 
Aprendo a cada instante a dar  saltos mentais para a coragem não se desgrudar de minha força de vontade por pior que  algo possa  acontecer,  estarei firme e confiante na minha Fé no DEUS, o  Criador Soberano!
 
A experiência diária multiplicada por  diversidades ou não é a filha predileta do  nosso pensamento, uma neta maravilhosa da guerreira Ação.
 
Assim caminho com a humanidade, essa é  amaneira de combater a  descrença que deparamos junto aos  dirigentes de nosso país, dos povos absurdamente vitimados porque nada é pior que  a conformidade total.
 
Amo vocês.
 
beijos
 


 
roswyta ribeiro
Ribeirão Preto-sp-BR
 

sexta-feira, novembro 6

ORAÇÃO DE UMA RECÉM-APOSENTADA.




Boa tarde meus  amores lindos!
Quero  compartilhar essa Oração, da adorável  Luci Afonso.
 
Estamos entrando numa nova fase bastante polêmica  da santa  aposentadoria, não é mesmo??!! 

Somos bombardeados com  a ideia de que todos devem viver com esse mínimo, fazendo eternas dietas e quando não parece que todos   terão saúde vitalícia.

 Um  pouco  de bom humor  pra  seguirmos  em frente. Não sou contra dietas e dou muito valor  à saúde e assim por diante... mas, quem recebe sua mesada de aposentado  com sorriso largo, levanta a mão....  rssss
 
Afinal, ser  aposentado no Brasil é  uma realidade delicada e triste, parece  que  quem se  aposenta fica  com  cara  de velhinhos inválidos  o que não é verdade.
 
A única sacanagem esta no valor  da  aposentadoria.... Poucos  a recebem  com  valor  digno  de viver tranquilamente seus  anos  de vida feliz. 
 
Parabéns aos  senhores  aposentados...  e vamos  a prece... rssss 
 
Beijos  -        roswyta



                "Oração de uma recém-aposentada
                          - Luci Afonso

 Senhor, dai-me forças para não passar o dia de pijama.

Insuflai-me ânimo para tomar banho, mesmo que não seja imprescindível.

Ajudai-me a cuidar das unhas. Incentivai-me a pintar o cabelo.

Lembrai-me de escovar os dentes.

Adverti-me de olhar no espelho antes de sair.

Esclarecei-me por que não devo usar... as roupas de casa na rua.

Incentivai-me a passá-las a ferro.

Repreendei-me quando eu não trocá-las diariamente.

Protegei-me das horas sem fim no Facebook.

Negai-me a opção “curtir”. Abrigai-me do recurso às compras on-line.

Fazei com que eu vá a pé ao supermercado. 
 
Meu Deus, dai-me paciência quando perguntarem pela centésima vez “O que você vai fazer?”, ao saberem que me aposentei.

Não me deixai sucumbir à tentação de dormir tanto quanto os gatos e em todos os lugares.

Martelai na minha cabeça a importância da atividade física.

Empurrai meus pés ao primeiro passo.

Impedi-me de brigar com a empregada.

Escondei da minha vista os cantos cheios de poeira.

Afastai dos meus ouvidos os resmungos constantes.

Instruí amigos e parentes quanto à diferença entre aposentado e desocupado.

Auxiliai-me a relaxar sem culpa após trinta e cinco anos de trabalho pesado.

Desapegai-me do horário comercial e dos dias úteis. Libertai-me do relógio.

Não permiti que eu engorde como a vizinha do 409.

Impedi-me de saborear banana frita com queijo e açúcar mais de uma vez por semana.

Preveni-me sobre o hábito de comer dois pães quentes com manteiga toda manhã.

Abençoai os que estão longe de se aposentar.

Os que têm medo de fazê-lo.

Os que se arriscaram, mas agora buscam desesperados a reversão da aposentadoria.

Pai Eterno, obrigada pela folga.

Livrai-me da preguiça e perdoai meus pecados, assim na ativa como na inatividade.

Amém."